A SKOUTs nasce enquanto empresa que vem completar a oferta da Score. O desafio de lançar esta nova entidade lançou a primeira pergunta: que tipo de empresa queremos que seja?
Seria uma pergunta com resposta óbvia, não fossem os mais de 18 anos de experiência em consultoras – tanto multinacionais como outras de menor dimensão – a permitirem-me o contacto com muitas realidades diferentes, existem vários tipos de empresa que se geram, sobretudo, pela forma como são lideradas. Todas as experiências serviram para perceber a estratégia e o espírito no qual me revejo enquanto líder, mas, sobretudo, serviram para aprender como não agir para garantir uma cultura saudável e sustentável em qualquer empresa na qual eu tenha um papel de Direção.
A experiência traz-nos, sobretudo, este saber o que “não fazer”, saber aprender com o errar e, por isso, desde o início sabíamos que queremos criar uma equipa com perfis diversificados. Só naesta diversidade é que conseguimos ter um ambiente de aprendizagem, em que as ideias fervilhem e a inovação seja parte integrante de uma cultura diária.
Criámos essa equipa e, com a ajuda e input de todos, criámos processos, de modo a proporcionarmos à equipa o tempo e disponibilidade para que todos dessem o seu melhor. Tudo o que fazemos, da maneira que fazemos, como e quando o fazemos está espelhado na missão e no propósito da SKOUTs, cujos valores são inegociáveis:
- Transparência – com todos os intervenientes. Dentro da equipa, com os candidatos, com os consultores, com os nossos clientes. É o que podem esperar de nós. Transparência na mensagem, nos processos, em todas as situações.
- Respeito – temos uma preocupação máxima de respeitar todos por igual, respeitar o trabalho de cada um, os valores de cada um.
- Empatia – connosco e na comunicação com os outros. Ter em atenção os sentimentos, as preocupações, a maneira de ser, da pessoa com quem estamos a comunicar. O colocarmo-nos nos “sapatos dos outros” é fundamental para nos podermos respeitar e fazer os outros crescer.
- Confiança – quem interage connosco tem a garantia de que pode confiar em nós. Em todas as interações, para dar as boas ou as más noticias. Confiamos uns nos outros e só assim conseguimos trabalhar.
- Compromisso – os 4 valores acima são o nosso compromisso para quem trabalhar, trabalhará, ou interage com a SKOUTs.
O desafio seguinte, passou por criar um ambiente de segurança dentro da organização. E não falamos de segurança física apenas, mas sobretudo psicológica. Garantir que na base da cultura da organização existe segurança para dizer e fazer, sem julgamentos. É nessa partilha, sobretudo do erro, que, no ceio de uma equipa, que a equipa aprende e a organização cresce.
Associada a esta liberdade e segurança, está a nossa cultura de feedback. Saber como dar feedback, e a sua regularidade, facilita a vivência entre as equipas porque conseguimos passar ao outro de forma natural e humana como conseguimos progredir enquanto equipa.
O dia a dia na SKOUTs dá liberdade na gestão diária do trabalho, sobretudo porque existe confiança, autonomia (com autonomia vem responsabilidade), segurança psicológica, transparência, e muita partilha e entreajuda. Todos os dias aprendemos, todos os dias a organização evolui. Temos uma política de porta aberta, convidamos os consultores a irem trabalhar para o escritório connosco, ao nosso lado, vivermos o dia a dia uns dos outros.
Acredito que criámos uma cultura que permite que todos tenhamos condições para evoluir e fazer um excelente trabalho, e ainda momentos de diversão dentro e fora do escritório. Acima de tudo sermos felizes e de manhã quando o despertador toca e termos a vontade de começar mais um dia com energia e entrega!
Convido a todos os que se revejam neste tipo de organização a virem trabalhar connosco, e vamos crescer juntos!