O processo de recrutamento em consultoria abrange diversas, etapas, desde o planeamento até à integração do novo profissional, sendo essencial para o sucesso da consultora. Através de técnicas diversificadas (e.g. entrevistas, testes, verificação de referências, feedback aos candidatos, entre outros) procura-se selecionar os melhores talentos para agregar valor aos serviços prestados e garantir o sucesso da organização. A constante procura pela melhoria contínua e o alinhamento com a cultura e os valores da empresa são fundamentais para construir uma equipa qualificada e comprometida.
Para que isto aconteça, o primeiro passo é o planeamento do recrutamento, onde são desenvolvidos planos estratégicos para encontrar perfis adequados a cada parceiro, definindo critérios de seleção específicos.
Na procura e seleção de talentos qualificados são utilizadas diversas plataformas. Aqui tem-se em conta as especificidades do perfil técnico procurado, respetiva formação académica e experiência profissional. Esta triagem é uma etapa fundamental no processo, uma vez que é feita uma seleção mais precisa dos candidatos a serem entrevistados.
As entrevistas são uma parte central do processo. São adotadas em diferentes formatos, consoante o objetivo final, nomeadamente entrevistas individuais, de grupo e de competências. Nesta etapa são abordadas questões orientadas para as soft e hard skills dos profissionais.
Após a seleção do candidato ideal, negoceiam-se valores salariais e é elaborada uma proposta alinhada com as expectativas do profissional, das políticas internas e do mercado. A comunicação com o candidato selecionado é feita de maneira clara e transparente, fornecendo todas as informações necessárias para sua integração na organização.
No final do processo de recrutamento, é fundamental fornecer feedback aos candidatos, mesmo aos que não foram selecionados. Essa prática contribui para uma experiência positiva demonstrando respeito e valorização do tempo e esforço investidos no processo seletivo.
Em suma, procura-se uma melhoria contínua do processo de recrutamento, sendo feitos ajustes sempre que pertinente. São realizadas análises pós-recrutamento para identificar pontos fortes e áreas de melhoria, de forma a aprimorar a eficiência e a eficácia do processo. Paralelamente, as práticas de recrutamento são alinhadas com a cultura e os valores da consultora de forma a atrair profissionais que compartilhem da mesma visão, missão e valores da organização.